Home Informativos 19° ECON é realizado no salão de festas da Fecomércio
Secovi Goiás
OUTROS INFORMATIVOS
Publicado: 29/07/2016
19° ECON é realizado no salão de festas da Fecomércio

O 19º Encontro de Condomínios (ECON) foi realizado  no dia 22 de junho, no salão de festas da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio). O evento contou com a presença do deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS-GO), da ex-deputada estadual Rose Cruvinel (PSDB-GO), do presidente do SecoviGoiás Ioav Blanche, da presidente da Associação de Moradores do Entorno do Parque Flamboyant (Amepark) e diretora do SecoviGoiás, Luiza Barbosa de Oliveira, de diretores, síndicos e administradores de diversos condomínios.

Um dos destaques do encontro foi o projeto Resíduo Zero, realizado com mais de 100  famílias em Goiânia, cujo funcionamento foi apresentado pelo engenheiro Diógenes Aires Melo, coordenador geral da Sociedade Resíduo Zero,  Gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e representante da United States Bureau of Economic Analysis (Usbea). O SecoviGoiás será parceiro do projeto piloto nos condomínios verticais. De acordo com o vice-presidente do SecoviGoiás, Ronan Abreu Reis, a iniciativa se dará nos condomínios da Amepark.

Com o crescimento populacional desenfreado – atualmente a população mundial é de 7 milhões de habitantes –, o planeta tem sofrido com o alto padrão de consumismo,  com sérios problemas ambientais como a poluição do solo, da água e do ar, a escassez de recursos naturais como falta de água, de energia, e outras fontes, a fome e desnutrição, o aquecimento global, as mudanças climáticas, a proliferação de doenças, as enchentes, entre outras catástrofes.

A maioria desses problemas tem como causa o mau gerenciamento dos resíduos sólidos. Segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), em estudo feito em 2012, a geração de resíduos teve um aumento de 70% em 2015, partindo de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas por ano. 

A  Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) relata que apenas no ano passado foram descartados 24 milhões de toneladas de resíduos em lugares inadequados. O suficiente para encher 168 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

Segundo os órgãos internacionais, por meio de seus tratados e a própria Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), “é preciso priorizar a hierarquia de prevenção de resíduos: a não geração, redução, reutilização e reciclagem". O projeto  Resíduo Zero também será apresentado em agosto para os administradores dos condomínios Horizontais.

Na segunda parte do encontro, os assessores jurídicos do SecoviGoiás, Leonardo Avelino e Cassio Oliveira, falaram sobre a alteração do procedimento de cobrança da taxa condominial de acordo com o novo Código de Processo Civil. Para eles, a arrecadação não é tão fácil como se acredita. “Existem vários procedimentos a serem adotados antes de transformar a cobrança em um título executável”, revelam.  Na ocasião, os advogados ainda esclareceram as dúvidas dos síndicos presentes.

Ao final do 19° ECON houve o sorteio de brindes da LedWave, X-Porter, E-Solar e Higien, que foram os patrocinadores do evento.
Av. Fued José Sebba, esq. com Rua 32, Qd. A22 - Lt. 22/24 - Jardim Goiás - Goiânia - Goiás
CEP: 74805-100
62 3239-0800